terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bacharelado em segurança do trabalho - o que é isso?

Bacharelado em segurança do trabalho - o que é isso?

 
Imagem Saulo Cruz

Não faz muito tempo que foi criado o curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho e agora surge um novo Projeto de Lei 6179/09 de autoria do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que institui o o bacharelado em segurança do trabalho, com os títulos de bacharel e de agente superior.
O projeto inclui dispositivos na Lei 7410/85, que trata da profissão de técnico de segurança do trabalho e da especialização de engenheiros e arquitetos na área. 
Ainda segundo o projeto, o objetivo é formar profissionais de nível superior com melhor qualificação do que a de técnico em segurança do trabalho, previsto na legislação trabalhista vigente.
O autor afirma: "é necessário formar um profissional de curso superior capaz de exercer atividades que se ajustem à nossa época, diante da complexidade das exigências sociais do mercado de trabalho". Ora, me digam quantos tecnólogos em segurança do trabalho (que também é um curso superior), estão trabalhando como tecnólogo e ganhando como tal? É óbvio que empresa nenhuma vai contratar um tecnólogo e, agora, um bacharel para cuidar da prevenção na sua empresa se ele pode contratar um técnico e se for o caso um engenheiro de segurança que atendem plenamente às suas expectativas em relação à prevenção de acidentes.
Se o deputado acha que os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho não estão "aptos" para atender as legislações vigentes, então não será um bacharel que vai faze-lo. 
Pelo que tenho visto, a grande maioria dos técnicos de segurança já possuem formação superior em alguma área ligada à segurança do trabalho. Então não vejo o porque de mais um curso superior na área. O que poderia existir e aí eu creio que todos os técnicos de segurança apoiariam, seria o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, onde os técnicos poderiam eliminar várias máterias facilitando, assim a sua formação.

Veja a íntegra do processo:

Veja a notícia original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário